Notícias do estado.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Barra do Bugres recebe 1º Encontro Estadual de Empreendedorismo Universitário da Unemat

Por jornalocomunitario


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou de 8 a 11 de novembro a 1ª edição do Encontro Estadual de Empreendedorismo Universitário (EWeek), em Barra do Bugres. O evento reuniu 250 participantes de Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Nova Mutum, Nova Olímpia, Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Sinop e Tangará da Serra.
O E-Week apresentou 18 desafios reais de indústrias de todo o país e de segmentos distintos como agroindústria, arquitetura e engenharia, inclusão social, tecnologias, entre outros. A coordenadora geral do evento e idealizadora do projeto, professora Jussara de Araújo, destaca que o apoio dos parceiros foi fundamental para o EWeek. “Através do Senai, pudemos aplicar na prática os conceitos de empreendedorismo aos desafios propostos pelas demandas das indústrias, exercitando o perfil empreendedor dos universitários para que criassem o hábito de desenvolver esse raciocínio durante sua carreira profissional”. O 1º EWeek ofereceu troféus para os dois primeiros lugares, além de uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1 mil para o grupo que conquistou a primeira colocação e kits de brindes dos patrocinadores para o segundo.
As oficinas, palestras e mentorias foram dirigidos por profissionais de diversos lugares do país, como Ana Carla Albuquerque da Cunha Marinho, do Porto Social, de Recife, Pernambuco; Ana da Hora, do Makerspace Olabi, do Rio de Janeiro; Diogo Tedesco, do Google de São Paulo; Gabriela Ichimura, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); Nilton Netto, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); e Saulo Rocha, do Instituto Jovem Empreendedor, de Cuiabá; além de palestras sobre o Startup Weekend, por Carolina Vaez, da Start Tech Cuiabá, e ‘Bitcoin: A moeda do futuro?’, pelo professor Allan Karly Luizi, da Unemat.
O Encontro contou com a parceria de várias instituições, como o Serviço Nacional de Indústria (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Cuiabá (Unic), além do aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Os participantes formaram 17 grupos: Alcateia, Alpha Tech, Anarcoin, Chacal, Desempedidos SA, Desinformados, F5, Girls Boss, Integração, Love Beer, Muba, Os Weeks, Petrus, Rocha, Wenri Company, Winks e Winners.
Após receberem o treinamento das oficinas, os alunos fizeram apresentações para a banca examinadora de soluções propostas, que foi composta por empresários da região e profissionais da área do empreendedorismo. A banca foi formada pelo professor Allan Karly Luizi; Dante Petroni, da Usina Barrálcool; Gabriela Ichimura, da Firjan; Layla Teixeira, do Senai de Cuiabá; Rafael Galiassi Cotrim, das Academias Fênix; e Renan Arruda Santos, da J. Castro Construtora e Incorporadora.
O vencedor do Desafio EWeek foi o grupo Chacal, levando para casa o prêmio. A equipe é composta pelos alunos Ana Paula Vieira da Silva, Bianca Isabelle Rosa dos Santos, Eduardo Gabriel Lopes Freitas, Francielle Furtado dos Santos, Jonathan Queiroz Moreira, Kesley Magalhães e Natália Hortencia da Unemat de Barra do Bugres, e Thales Adriano Vaz da Rocha, do IFMT de Campo Novo do Parecis.
Com uma diferença de apenas 10 pontos para o primeiro colocado, o grupo Winners conquistou o segundo lugar. A equipe foi formada pelos alunos Erica Mariana da Silva, Isamara do Valle Andrade, Kauany Deodato, Klinsmann Morais, Raniely Ribeiro e Raul Gonçalves, da Unemat de Barra do Bugres, e Agnes Emanuelly Souza Oliveira, da Unemat de Cáceres.
A terceira colocação ficou com o grupo Desinformados, composto por Ananda Amaro, Beatriz Regina Fernandes, Ellen Marques, Gabriela Hirata, Matheus Araújo e Nathália Hevelin Daniel da Costa, da Unemat de Barra do Bugres, e Diego Gomes, do IFMT de Campo Novo do Parecis.
A professora Jussara de Araújo complementa que a resposta superou as expectativas da organização e que já estão motivados para 2018 e que, como o evento é de cunho estadual, a ideia é que a cada ano ele seja realizado numa cidade diferente “O sucesso do evento este ano já criou expectativa para a próxima edição, tanto nos mentores, quanto nos participantes. A comissão irá decidir no final deste ano onde será a edição 2018”.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Slider

Archive